Logo Pekenino Kids Store

Meu filho pode ser vegetariano?

04/10/2014       Dicas

Crianças Vegetarianas

Falar de crianças e alimentação é um assunto que gera muitas dúvidas e discussões, ainda mais quando acrescentamos a essa temática o assunto do vegetarianismo. Há quem diga que a carne é essencial na dieta, mas de acordo com os especialistas falar sobre o assunto vai muito além da restrição de apenas esse tipo de alimento. Com um número de adeptos cada vez maior, se engana quem pensa que só existe uma classificação para essa escolha.

O vegetarianismo costuma ter algumas classificações, todas baseadas no princípio da exclusão da carne + o consumo de outros alimentos. Por exemplo: quem continua utilizando ovos, leite e laticínios na sua alimentação é denominado ovolactovegetariano e aqueles que não utilizam nenhum produto animal são chamados de veganos. Saber essas diferenças pode ser o primeiro passo para não ficar tão temeroso na hora de estender essa dieta para os filhos.

A nutricionista Priscilla Bernert explica que a alimentação pode ser utilizada pelos filhos desde que se observe a quantidade ingerida. “Nessa dieta é importante que os pais incentivem uma alimentação rica em vitaminas e minerais, tendo cuidado com algumas deficiências que ela apresenta”. Ferro e Vitamina B12 são as substâncias que precisam de maior atenção, pois quanto mais restrita for a alimentação, menor a quantidade fornecida já que elas possuem maior disponibilidade em alimentos de origem animal.

Mesmo parecendo impossível nutrir as crianças sem a carne, estudos mostram que crianças vegetarianas, quando possuem uma dieta bem planejada, não tem deficiência de crescimento em relação as onívoras. Bernert complementa explicando que é importante selecionar bem os alimentos e evitar ao máximo aqueles que são excessivamente processados. “O ideal é consumir o alimento o menos processado possível. Quanto mais caseiro, melhor. E isso se inicia desde a plantação: o alimento deve ser orgânico e livre de agrotóxicos”, conta.

Apesar de exigir dos pais um cuidado maior com o que dão para os filhos, a dieta vegetariana abre espaço para infinitas possibilidades. O importante é sempre ter um cardápio variado, com 3 cores de verduras e 3 frutas diferentes no dia. Além disso, aconselha-se ingerir proteína vegetal todos os dias como feijão, ervilha, lentilha, soja e alimentos com alto teor de ferro (pães integrais, salsa, pimentão, grão-de-bico, melado, nozes, castanhas e óleo de oliva nas saladas). A reposição da vitamina B12 deve ser feita por veganos ou compensada na dieta dos ovolactovegetarianos consumindo ao menos 3 copos de leite por dia ou 1 ovo. Fazendo as adaptações certas não tem como ter erro!




Notícias Relacionadas

Ansiedade na Infância

Ansiedade na Infância

Dicas

Ler essa novidade completa

6 ideias de leites para sair da rotina com as crianças

Criança tomando leite

Dicas

Ler essa novidade completa

Questão de pé: Como acertar o tamanho do calçados dos pequenos

Mãe provando sapado nas filhas

Dicas

Ler essa novidade completa

Meu filho pode ser vegetariano?

Crianças Vegetarianas

Dicas

Ler essa novidade completa

Nossas Lojas em Curitiba

Confecções e Calçados Infantil

Rua Alberto Bolliger, 420. Lj. 26 e 27
Shopping Royal Street Center - Curitiba PR
41 3027-2233
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta das 10:00 às 19:00
Sábado das 09:00 às 17:00

Indique a Pekenino

Fique por dentro!

Pekeninas sementes de amor na moda infantil
2014 - Pekenino Kids Store | Todos os direitos reservados
Webdesign by Out Paper