Logo Pekenino Kids Store

Questão de pé: Como acertar o tamanho do calçados dos pequenos

04/10/2014       Dicas

Mãe provando sapado nas filhas

Comprar calçados para as crianças é um dos grandes desafios da vida paterna, ainda mais quando se fala de crianças pequenas que possuem um desenvolvimento acelerado. Quem nunca escutou por aí a seguinte exclamação: “Não compra muito pequeno porque eles deixam rápido!”? O problema é que esta pretensa economia não é nem um pouco saudável para os pés dos pequenos e pode acarretar problemas posteriores no desenvolvimento da criança.

De acordo com estudos europeus, 50% das crianças usam calçados mais apertados que o ideal. Isso, além de machucar os pés, pode predispor o aparecimento do joanete, por exemplo. O médico ortopedista, Alexandre Francisco de Lourenço, explica que é importante comprar os sapatos do tamanho certo para que as crianças possam trabalhar o caminhar de forma confortável e sem possíveis traumas. “Não é desejável que a criança use sapatos apertados, pois podem causar lesões nos pés, tampouco a prática de comprar calçados bem maiores porque a criança vai crescer. Tanto numa situação como na outra, o sapato escolhido terá o tamanho errado”, completa.

Uma das principais informações que os pais precisam ter é quanto ao ritmo de crescimento dos pés do seu filho. Segundo os especialistas, até os cinco anos, os pés das meninas crescem duas vezes mais do que o dos meninos – cerca de 2 mm e 1 mm por mês, respectivamente. Conforme a idade avança, esses valores se invertem e vão diminuindo. A partir dos 12 anos, os pés das meninas já atingiram o valor máximo e o dos meninos cresce menos de 1 mm por mês até os 15 anos, quando para o crescimento.

Lourenço afirma que existem 4 pontos importantes na hora de escolher um sapato para crianças de qualquer idade:

1. Tamanho: em crianças pequenas é difícil definir pela palpação externa o tamanho correto do calçado. O fato da ponta do calçado ser mais dura é um dos fatores que dificulta essa aferição quanto ao tamanho. “Mesmo quando se consegue palpar os dedos por cima do calçado, a criança pode estar com os dedinhos encolhidos e, assim, corre-se o risco de se comprar sapatos muito pequenos”, complementa Lourenço. O melhor jeito para definir o tamanho certo para elas é medir pelo tamanho da palmilha, que deve ter aproximadamente 1 cm de sobra para permitir o deslizamento normal do pé dentro do sapato.

2. Flexibilidade: essa característica pode ser facilmente verificada dobrando-se o calçado. Devem ser evitados modelos muito duros e que não permitam o rolamento adequado dos pés.

3. Atrito: os solados devem ser antiderrapantes, ou seja, não muito lisos para que a criança não escorregue com facilidade. Por outro lado, calçados muitos aderentes não são ideais. “Alguns sapatos, por serem demasiadamente aderentes, também podem ser prejudiciais por causarem quedas frequentes”, explica Lourenço.

4. Firmeza: os calçados infantis precisam ter firmeza na parte posterior, região do calcanhar denominada contraforte. Os melhores sapatos nesse quesito são os tênis, pois permitem com segurança e conforto que a criança pratique as atividades próprias de sua faixa etária.

Prestando atenção a detalhes como esses, os pés dos pequenos terão todas as condições para caminhar e praticar atividades de forma segura, além de garantir um crescimento e desenvolvimento saudável.




Notícias Relacionadas

Ansiedade na Infância

Ansiedade na Infância

Dicas

Ler essa novidade completa

6 ideias de leites para sair da rotina com as crianças

Criança tomando leite

Dicas

Ler essa novidade completa

Questão de pé: Como acertar o tamanho do calçados dos pequenos

Mãe provando sapado nas filhas

Dicas

Ler essa novidade completa

Meu filho pode ser vegetariano?

Crianças Vegetarianas

Dicas

Ler essa novidade completa

Nossas Lojas em Curitiba

Confecções e Calçados Infantil

Rua Alberto Bolliger, 420. Lj. 26 e 27
Shopping Royal Street Center - Curitiba PR
41 3027-2233
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta das 10:00 às 19:00
Sábado das 09:00 às 17:00

Indique a Pekenino

Fique por dentro!

Pekeninas sementes de amor na moda infantil
2014 - Pekenino Kids Store | Todos os direitos reservados
Webdesign by Out Paper