Um dos grandes desafios encontrados por muitas mamães é como substituir o leite materno após o desmame. A situação pode ficar muito mais complicada se elas não consideram dar leite de vaca para seus bebês, mas calma, existem diversas opções de leites vegetais que são igualmente nutritivos e digamos que, muito mais divertido para sair da rotina com os pequenos. É importante lembrar que o melhor leite para as crianças são o leite materno, que deve ser dado exclusivamente até os 6 meses e, se a mãe conseguir, estende-lo até os 2 anos.
De acordo com a nutricionista e dona do blog Maternidade Colorida, é importante que ao introduzir os leites vegetais, um profissional acompanhe e oriente com relação ao melhor tipo de leite para cada fase da criança. “É importante o acompanhamento para ver se a quantidade de cálcio em específico está de acordo com as necessidades da faixa etária das crianças, pois existem algumas opções de leite vegetal que não contém cálcio suficiente e para complementar, precisa oferecer alimentos ricos em cálcio ao longo do dia e em todo o cardápio da família”, explica.
Por isso, trocar o leite de vaca (principalmente quando estamos falando de crianças, que possuem necessidades diferentes da de um adulto) por qualquer outro não é recomendado até que se tenha completa noção de quais leites fazem bem para o seu bebê ou não. Leite de nozes, por exemplo, só deve ser introduzido na alimentação de crianças com mais de 3 anos de idade. Abaixo separamos uma tabela com os valores de cálcio encontrados em diversos vegetais que podem ser transformados em leite:
Outro fator importante é ir testando qual tipo de leite a criança mais gosta e ir variando as opções ao longo da semana. Além de serem muito práticos de serem feitos, a rotina agitada não é desculpa para a fabricação deles. Para se ter uma ideia, leite de castanha leva em torno de 5 minutos para ficar pronto! O gosto é bem diferente do leite de vaca (óbvio!) e alguns chegam a ter a consistência do leite desnatado – bem mais aguados -, mas não existem restrições para o seu uso. Basta fazer os testes e os bolos da casa, assim como outras receitas que vão leite, ficam deliciosas. Ficou curiosa e quer tentar? Separamos 6 receitas para você fazer e experimentar junto com o seu filhote!